de Notícias

Biblioteca Central

São Paulo, 2 de fevereiro de 2007

MENU DE ACESSO RÁPIDO (Clique e selecione o que você quer ler)

[ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E NEGÓCIOS] [MARKETING] [COMUNICAÇÃO] [DESIGN] [EDUCAÇÃO]

[RELAÇÕES INTERNACIONAIS] [TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO] [ENTREVISTA] [ESPM NA MÍDIA] [EVENTO]

MERCADO FINANCEIRO (11h46): Dólar Comercial: Compra R$ 2,0930; Venda R$ 2,0950; / Turismo: Compra R$ 2,0450; Venda R$ 2,1950; / Euro: Compra: R$ 2,7220; Venda: 2,7320

 

Prezados leitores,
 
Retornando as nossas atividades no envio do Clipping de Notícias estamos encaminhando uma edição especial com a seleção dos artigos mais relevantes, em sua maioria revistas e portais, publicados durante os meses de dezembro/2006 e janeiro/2007.
 

Boa leitura!
 

Atenciosamente,
 

Equipe Clipping de Notícias
Biblioteca Central - ESPM

 

Destaque

 

 

Marketing - jan./ 2007

 

Marcas bipolares e a reconfiguração da retórica de consumo

Durante o ano de 2006, foi realizada uma pesquisa pelo coordenador do CAEPM/ESPM, Vladimir Pinheiro Safatle, no intuito de analisar o processo de formação do imaginário de consumidores globais, ou seja, consumidores de marcas de produtos distribuídos mundialmente que se comunicam de maneira relativamente uniforme em todos os locais onde atuam.

Solicite a matéria


 

HSM - jan./fev. 2007

 

O método do caso no Brasil

O estudo de caso é a melhor ferramenta para que futuros executivos aprendam a tomar decisões, como escreve neste artigo Ivan Pinto, coordenador da Central de Cases ESPM.

Solicite a matéria


 

Harvard Business Review - acesso em 2/2/2007

 

Strategy & society

The link between competitive advantage and corporate social responsibility.

Solicite a matéria


 

 

 

Administração, Economia e Negócios

 

 

 

Istoé Dinheiro - 31/1/2007

 

Busque e divirta-se

A lista de empregados do Google está chegando agora a dez mil e a empresa está estabelecendo escritórios em Bangalore, Nova York e Irvine, entre outras cidades, mas o campus parece ser ainda ainda uma universidade repleta de cérebros brilhantes.

Solicite a matéria


 

Exame - 31/1/2007

 

A desesperada corrida pelo talento

Com o aprofundamento da globalização, o avanço tecnológico e o crescimento acelerado da economia mundial, chegamos ao ápice da disputa pelos melhores cérebros do mercado.

Solicite a matéria


 

Business Week - 18/12/2006

 

I can't believe they took the whole team

Recruiters aren't just poaching stars. Now, nabbing groups of employees is on the rise.

Solicite a matéria

 

Insiders with a curious edge

How corporate executives seem to be violating the spirit, if not the letter, of a rule meant to prevent insider trading.

Solicite a matéria


 

Veja - 17/1/2007

 

Inovar ou morrer é a lei nesse vale

Por que nove em cada dez inovações nascem nessa região da Califórnia, fertilizada pela universidade Stanford, pelo capital abundante e por um gosto especial pelo risco.

Solicite a matéria


 

IstoÉ - 17/1/2007

 

Empresas investem na história

Surge uma nova tendência: a responsabilidade histórica. Vale, Bunge e Natura já aderiram.

Solicite a matéria


 

Business Week - 8/1/2007

 

A fine nose for the family business

The fourth generation of Drouhin vintners is a devoted to its Burgundies as was the first.

Solicite a matéria


 

The Economist - 6/1/2007

 

The world of work

To see haw the nature of works is changing around the world, look at the envolving strategy of a global employment provider.

Solicite a matéria


 

X - dez. 2006

 

Nunca me dei bem com estatística!

O professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e consultor Ismael Rocha explica e critica incoerências entre o discurso e a prática do mercado.

Solicite a matéria

 

Fazer o quê? Contar como?

Neste artigo o publicitário e diretor nacional do curso de comunicação/propaganda e marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Luiz Fernando D. Garcia comenta sobre a atuação social das empresas e seus usos em comunicação.

Solicite a matéria


 

O Globo online - 24/1/2007

 

Lojas Americanas compram franqueadora da Blockbuster no Brasil

As Lojas Americanas pretende ampliar a oferta de produtos e serviços preferencialmente  utilizando-se do formato atual das demais lojas denominadas "Americanas Express".

Solicite a matéria


 

Administradores.com.br - 15/1/2007

 

Carreira após os 50

As empresas de contact center estão de olho numa nova tendência de mercado: a contratação de profissionais acima dos 50 anos.

Solicite a matéria


 

Portal Wharton/Universia Knowledge - acesso em 15/1/2007

 

Gandhi, Mandela, Madre Teresa, uma árvore, um travesseiro — imagens de liderança dos líderes do futuro

De que maneira os universitários do curso de negócios da Wharton descrevem e representam a essência da liderança? Desde 2000, os calouros da instituição participam do projeto Imagens de liderança, patrocinado pelo programa de liderança para alunos da graduação da Wharton, comandado pela diretora Anne M. Greenhalgh e pelo diretor associado Christopher I. Maxwell.

Solicite a matéria


 

Portal Uol/Executivo - 12/1/2007

 

Cargo de diretor de clientes ganha espaço nas empresas

A maioria das empresas americanas ainda não adotou a função do diretor de Clientes (CCO - Chief Customer Officer), mas pelo menos algumas têm reconhecido o potencial do cargo na hierarquia corporativa. Nos últimos 12 meses, diversas organizações, incluindo a Home Depot, Pacific Gas and Electric, Activision e UAL Corp. (mantenedora da United Air Lines), criaram o papel do CCO e deram certa autoridade ao cargo.

Solicite a matéria


 

HSM online - acesso em 12/1/2007

 

Segredos milenares

A técnica do Eneagrama, cuja origem se remonta a 2,500 a.C., é utilizada atualmente em empresas de todo tipo e tamanho. Suas principais vantagens: permite descobrir o estilo de liderança dos indivíduos, a "personalidade" dos grupos de trabalho e os pontos de vista dos clientes e parceiros.

Solicite a matéria


 

Rh.com.br - acesso em 2/2/2007

 

Liderança na micro e pequena empresa

Um líder que incentiva o comportamento antiético frente aos concorrentes, aos clientes e aos fornecedores deve esperar um comportamento igual do colaborador frente à empresa.

Solicite a matéria


 

 

Marketing

 

 

 

IstoÉ Dinheiro - 31/1/2007

 

As novas tribos da BIC

Ela fisgou diferentes consumidores com uma idéia que nasceu com os piratas: os isqueiros estampados.

Solicite a matéria


 

Veja - 31/1/2007

 

O cérebro, esse perdulário

Estudos científicos mostram como o cérebro age na hora das compras. "A maior oferta de produtos no mercado, somada à redução do tempo para absorver toda a informação disponível, causada pela correria da vida moderna, criou um consumidor ansioso, que nunca está satisfeito com o que tem e sempre está de olho no próximo lançamento", avalia o  coordenador do curso de pós-graduação da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Mário René Schweriner.

Solicite a matéria


 

Forbes Brasil - 24/1/2007

 

O estilo vencedor da Luminosidade

Com paixão, idealismo e planejamento, a Luminosidade garante o sucesso da São Paulo Fashion Week.

Solicite a matéria


 

IstoÉ Dinheiro - 24/1/2007

 

Marketing no lugar errado

No dia 16 de janeiro, enquanto bombeiros lutavam para resgatar vítimas e mulheres choravam seus mortos no gigantesco buraco que se abriu nas obras do metrô de São Paulo, um grupo de jovens promotoras da empresa Red Bull, fabricante de bebida energética do mesmo nome, distribuía latinhas da bebida para os trabalhadores do local. Pegou mal. A idéia aparentemente era ideal para a divulgação do produto. Havia ali na cratera do metrô stress, cansaço sede e desânimo - tudo, enfim que o Red Bull promete combater.

Solicite a matéria

 

Time de lucros

Tabelinha entre a diretoria do São Paulo e um grupo de executivos faz do tricolor um exemplo de administração.

Solicite a matéria


 

IstoÉ Dinheiro - 17/1/2007

 

Nestlé na sua porta

Venda em domicílio é o caminho traçado pelo grupo para chegar ao consumidor de baixa renda.

Solicite a matéria


 

IstoÉ - 17/1/2007

 

A nova fase dos vinhos chilenos

O país dá um salto de qualidade ao investir em tecnologia e descobrir a uva adequada a cada vale.

Solicite a matéria


 

Meio & Mensagem - 15/1/2007

 

Dura de engolir

Em plena vigência do projeto Cidade Limpa, a fabricante de cachaça Sagatiba usa a pichação em suas ações de comunicação  marcas mais valiosas do país.

Solicite a matéria

 

Natura faz imagem do Brasil très chic no exterior

Exemplo de marca premium que enfrentou as gigantes de cosméticos usando respeito à diversidade como plataforma de comunicação, a companhia agora busca difundir no mercado mundial com o conceito "bem estar bem".

Solicite a matéria


 

Business Week - 15/1/2007

 

Inside a white-hot idea factory

Some big names are turning to upstart Fahrenheit 212 to dream up new products

Solicite a matéria


 

Melhor: gestão de pessoas - jan. 2007

 

Marca: fazendo juntos

Ao incluir os funcionários nas iniciativas de branding antes que as marcas sejam lançadas externamente, você pode assegurar que todos estejam na mesma sintonia.

Solicite a matéria


 

Amanhã - dez. 2006

 

Um logo para mil produtos

O que está por trás do fenômeno da extensão de linhas, a manobra que as grandes marcas estão utilizando para vender um pouco de tudo. O artigo traz análises do professor de marketing e branding da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Genaro Galli.

Solicite a matéria


 

Harvard Business Review - Dec. 2006

 

Strategies to fight low-cost rivals

Companies have only three options: attack, coexist uneasily, or become low-cost players themselves. None of them is easy but the right framework can help you learn which strategy is most likely to work.

Solicite a matéria


 

Adonline - acesso em 16/1/2007

 

As tendências do merchandising para 2007

A maturidade está em saber o que queremos e o que esperamos de toda ação de merchandising e quanto ela é importante estrategicamente para o mix de comunicação. Com essa postura, podemos ter foco em alguns pontos cruciais para o desenvolvimento dessa ferramenta dentro do nosso mercado.

Solicite a matéria


 

Portal TI Master - acesso em 15/1/2007

 

Mídia Gerada pelo Consumidor

É chegado o momento de repensarmos as estratégias de comunicação junto ao cliente/consumidor e, principalmente, as estratégias de construção e manutenção da marca. Várias instituições já possuem blogs corporativos, onde o cliente pode falar sobre a empresa e seus produtos.

Solicite a matéria


 

Mundodomarketing.com.br - acesso em 12/1/2007

 

Marcas e sofisticação fazem a diferença no mercado de luxo

As estratégias para atrair os consumidores das classes altas giram sempre em torno de valores culturais específicos da classe: diferenciação, exclusividade, elegância, sofisticação. Estas características agregam valor ao produto e se destacam quando associadas a uma marca.

Solicite a matéria


 

Portal da Propaganda - acesso em 12/1/2007

 

O novo lado dos produtos de consumo

Num mundo de similaridades, o maior esforço da indústria do consumo hoje é se diferenciar. É por isso que não existe mais margarina, existe creme vegetal, com fitosterol; não se compra mais iogurte, mas sim um complexo com bio regularis. Tudo isso na tentativa de proporcionar uma experiência exclusiva para seus usuários. Para alguns, isso pode ter complicado um processo de escolha que, a principio, era bem simples. Para outros, a experimentação pode ser uma divertida jornada antes de se convencer por uma marca.os.

Solicite a matéria


 

Valor Econômico - 26,27 e 28/1/2007

 

Que seja infinito enquanto dure

Distante do preconceito de outros tempos, o divórcio completa 30 anos no Brasil, altera os padrões familiares, cria um nicho de mercado destinado aos descasados, grupo ávido pelo consumo de produtos mais sofisticados.

Solicite a matéria


 

Financial Times - 5/1/2006

 

Advertisers turn to science to get inside consumer's heads

Neuroscience is shedding new light on how people respond to marketing, but can it be used to change behavior.

Solicite a matéria


 

Exame online - acesso em 2/2/2007

 

Os limites do marketing

A cidade de Boston viveu ontem horas de tensão. Vários pacotes "suspeitos" deixados em pontes e estações de metrô foram encontrados pela polícia. Alarmados, os policiais acharam que se tratava de um ataque terrorista. Para surpresa das autoridades, os pacotes iluminados que tinham imagens de personagens de desenhos era apenas...uma estratégia de marketing!

Solicite a matéria


 

 

Comunicação

 

 

Meio & Mensagem - 29/1/2007

 

Ensaio de crescimento

Publicitários aprovam medidas do PAC, do governo Lula, e esperam impacto positivo no consumo.

Solicite a matéria


 

IstoÉ Dinheiro - 24/1/2007

 

A maioridade da W/Brasil

Agência completa 21 anos em 2007, comemora a conquista de 13 contas, promete mudar de sede e virar referência de tecnologia na publicidade.

Solicite a matéria


 

Meio & Mensagem - 22/1/2007

 

M&M resgata campanhas inesquecíveis em livro

Com lançamento marcado para abril, publicação tem prefácio de Alex Periscinoto e capa de Francesc Petit.

Solicite a matéria


 

Veja - 17/1/2007

 

Limpeza, afinal

Em benefício do bem comum, a prefeitura de são Paulo enfrenta interesses privados e começa a combater a poluição visual.

Solicite a matéria


 

Meio & Mensagem - 15/1/2007

 

Cruzar fronteiras está na ordem do dia

Publicitários decidem investir em outros mercados para garantir crescimento e atender à demanda dos clientes.

Solicite a matéria


 

Folha online - acesso em 17/1/2007

 

Queda de público nos cinemas do Brasil provoca racha no mercado

O brasileiro foi menos ao cinema em 2006 - e esse é o único dado sobre o qual o mercado está de pleno acordo. Sobre o tamanho exato da queda de público e as razões por que ocorreu há quase só divergências.

Solicite a matéria


 

Observatório da Imprensa online - 16/1/2007

 

A publicidade infantil é ética?

Mais do que debater se é ético fazer publicidade para induzir as crianças e adolescentes a pressionar os pais comprar um objeto, que promete preencher uma falsa necessidade criada pela mídia, é preciso se criar mecanismos legais para regrar a publicidade, a propaganda e o marketing, principalmente os direcionados para crianças e adolescentes.

Solicite a matéria

 

A sociedade e a tecnologia

A sociedade tem de evoluir junto à tecnologia para que o limite entre o público e privado sejam estabelecidos sem abusos e visando ao bem-estar social dos indivíduos que a compõem.

Solicite a matéria


 

Folha online - 30/1/2007

 

Cervejarias descumprem veto a erotismo

Fabricantes voltam a usar mulheres em propagandas com apelo sexual, apesar de terem se comprometido a evitar prática.

Solicite a matéria


 

 

Design

 

 

I.D. Magazine - jan./fev. 2007

 

The design of liberal magazines sends the wrong message

Today's upstart magazines deny the liberal label and are less concerned with the great american liberal experiment than with expressing an anti-corporate critique and satisfying a civic-minded, but not neccessarily political, youth culture. But they take design seriously.

Solicite a matéria


 

IstoÉ - 17/1/2007

 

Bonito e cada vez mais prático

A ordem do design brasileiro é buscar equilíbrio entre o belo desenho e o bom funcionamento das peças.

Solicite a matéria


 

Desktop - dez. 2006/jan. 2007

 

Decidindo as cores

Com a evolução do processo gráfico e a sua digitalização, a necessidade de criação de novos recursos para controlar as cores tornou-se extremamente necessária.

Solicite a matéria


 

Em Revista - dez. 2006

 

Seduzindo pelo olhar

Design ajuda a publicação a ser reconhecida mais facilmente pelo público - ou ajuda a mudar o tipo de leitor. Conheça casos de quem mudou a identidade visual da revista e veja se isso pode ajudar seu título a ganhar novo fôlego.

Solicite a matéria


 

Varejista.com.br - acesso 17/1/2007

 

A loja fala

Você alguma vez já passou pela situação de estar em frete a uma vitrine de loja e pensar coisas do tipo: não vou entrar porque esta loja parece muito cara, ou esta loja parece muito popular e acho que aqui não tem o produto que estou buscando? Neste momento a loja falou com você, não com a linguagem oral, mas com a linguagem do design.

Solicite a matéria


 

O Estado de São Paulo online - acesso 16/1/2007

 

Pequenas investem em design para crescer

A perspectiva de vender para o exterior e a necessidade de reforçar a presença no mercado interno estão fazendo com que as pequenas empresas brasileiras apostem cada vez mais no design como um diferencial competitivo.

Solicite a matéria


 

 

Educação

 

 

The Economist - 20/1/2007

 

The ivory trade

What makes America's colleges such clever investors?

Solicite a matéria


 

Época - 15/1/2007

 

Cursinhos na internet

Na Coréia do Sul, o milionário mercado de preparação para o vestibular está migrando para o mundo virtual.

Solicite a matéria


 

RBPI - jul./dez. 2006

 

Afinal, o que a organização mundial do comércio tem a ver com a educação superior?

A educação superior faz parte dos setores de serviços negociáveis no Acordo Geral sobre  Comércio de Serviços (Gats), um dos tratados de liberalização existente na Organização Mundial do Comércio (OMC). Neste artigo o autor busca analisar as consequências dessa liberalização.

Solicite a matéria


 

Revista E online - acesso em 16/1/2007

 

O ensino vence distância e preconceito

Tecnologia faz crescer número de pessoas que se formam sem freqüentar salas de aula.

Solicite a matéria


 

Portal Universia Brasil - acesso em 15/1/2007

 

Mapa da educação superior

Uma ampla base de dados sobre a educação superior na América Latina e no Caribe, projetada para armazenar dados de instituições de 33 países das duas regiões, acaba de ter suas primeiras diretrizes traçadas.

Solicite a matéria


 

Executivos Financeiros online - acesso em 12/1/2007

 

Tecnologia da Informação a serviço da educação superior no Brasil

Novos horizontes se abrem para o atendimento da demanda existente em cursos de graduação no país através do uso da tecnologia da informação: é a "Educação a Distância" também conhecida pela sigla EAD. A atual legislação define a EAD como sendo "a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação.

Solicite a matéria


 

Financial Times - 15/1/2007

 

A degree of ethical leadership

Schools are starting to embrace the principles of corporate citizenship.

Solicite a matéria


 

Portal Universia Brasil - acesso em 2/2/2007

 

Cresce a procura por Ensino a Distância no Brasil

Brasileiros vêem no ensino a distância oportunidade para cursar o ensino superior.

Solicite a matéria


 

 

 

Relações Internacionais

 

 

 

Carta Capital -  10/1/2007

 

Misérias da economia

A discussão teórica no Brasil restringe-se a querelas cabalísticas da macroeconomia da globalização

Solicite a matéria


 

IstoÉ - 27/12/2006

 

O futuro de Doha

Brasil e G-20 apostam na última chance para concluir a rodada de liberalização comercial.

Solicite a matéria


 

Mundori.com.br - acesso em 12/1/2007

 

A verdadeira diplomacia empresarial

Há muito tempo utilizada por empresas, instituições do setor privado e organizações não-governamentais do primeiro mundo, a Diplomacia Empresarial começa a se desenvolver no Brasil.

Solicite a matéria


 

Financial Times - 14/12/2006

 

Reach versus risk: Why big law firms are split on the merits of going global

London practices say their profits catch up with those of US rivals but some detect hubris in the strategy.

Solicite a matéria

 

China and Brazil prepare for arm-wrestle over global prices

This year is the first time that China has led the talks on behalf of the steel industry - a role previouslytaken by Japan.

Solicite a matéria


 

Mundori.com.br - acesso em 2/2/2007

 

Quem dominará o mundo no século XXI

A questão colocada reflete uma das problemáticas que passaram a assombrar diversos pensadores muito antes que o século XXI batesse à nossa porta.

Solicite a matéria


 

 

Tecnologia da Informação

 

 

 

Info Corporate - jan. 2007

 

Questão de idade

O conflito de gerações nas equipes de TI merece atenção especial dos gestores, tanto para aproveitar a diversidade de experiências quanto para contornar possíveis.

Solicite a matéria


 

Mundo PM - dez./jan. 2006-2007

 

Escritório de projetos

O principal produto que as empresas de consultoria de tecnologia da Informação (TI) oferecem para seus clientes é o conhecimento aplicado na realização de projetos.

Solicite a matéria


 

Meio & Mensagem - 8/1/2007

 

Em busca dos investimentos

Mercado de internet deve amadurecer oferta de novos serviços enquanto procura aumentar participação no bolo publicitário.

Solicite a matéria


 

IstoÉ Dinheiro - 17/1/2007

 

Second life: versão brasileira

Chega ao Brasil o site que virou febre nos EUA - nele, você cria uma vida paralela e pode ganhar dinheiro com ela.

Solicite a matéria


 

Cliente S/A online - acesso em 15/1/2007

 

Metodologias de qualidade em TI

Profissionais devem equilibrar investimentos em educação formal e certificações de mercado.

Solicite a matéria


 

Portal Info Abril - acesso em 12/1/2007

 

As oportunidades do GED

As grandes empresas já perceberam as vantagens do Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Agora é a vez do SMB e o canal pode ganhar muito com isso.

Solicite a matéria


 

Portal Uol/Webinsider - acesso em 12/1/2007

 

Código aberto e proprietário no ambiente corporativo

No ambiente de TI, a prática legitima as ações. Software proprietário e software livre podem coexistir nos projetos de tecnologia das empresas e não há mal nisso.

Solicite a matéria


 

IMasters.com.br - acesso em 2/2/2007

 

A importância dos processos em TI

Muitas vezes subestimamos a importância dos processos dentro das organizações, descrevendo-os como um mero instrumento burocrático, criado com o intuito de controlar o que cada profissional está fazendo, limitando o talento de nossos profissionais de TI, levando-os gradualmente à perda da capacidade de criar e inovar em situações de adversidades.

Solicite a matéria


 

 

Entrevista

 

 

Época - 29/1/2007

 

Como Pensam as mulheres

Uma neuropsiquiatra aponta as razões biológicas que tornam o cérebro feminino diferente do masculino.

Solicite a matéria


 

Época - 15/1/2007

 

O melhor lugar do mundo é aqui

Entrevistado: Brian Smith, presidente da Coca-Cola no Brasil comenta que o Brasil tem um mercado mais promissor que a China, Índia e a Rússia.

Solicite a matéria


 

HSM - jan./fev. 2007

 

Aprendendo a decifrar os códigos culturais

Entrevistado: Clotaire Rapaille, psicólogo e antropólogo cultural afirma que em nosso segundo cérebro, ligado às emoções e aos significados, forma-se o sistema de referências, que diferencia os indivíduos e, principalmente as culturas. Isso influencia o consumo.

Solicite a matéria


 

Marketing - dez. 2006

 

Sempre em busca da inovação

Entrevistados: Orly Seagull e Amnon Leav, gestora de comunicação e diretor administrativo da empresa israelense de consultoria Syatematic Inventive Thinking (SIT) falam sobre criatividade e inovação no programa de treinamento "Além do Brainstorming - uma abordagem sistemática para a inovação" que aconteceu no Centro de Inovação e Criatividade da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em novembro de 2006.

Solicite a matéria


 

About - dez. 2006

 

Desafio bilateral

Entrevistado: Nizan Guanaes, publicitário e presidente da Africa sustenta o ponto de vista de que as agências de publicidade estão  longe de se tornarem fósseis e diz que as agências tem de ser remuneradas mais pelo valor da idéia do que simplesmente pelo valor da mídia.

Solicite a matéria


 

 

ESPM na Mídia

 

 

 Revista Vida Simples - SP - 1/2/2007
 

A gota d'água

Consumir é uma necessidade humana e faz parte da nossa sobrevivência. p. 26 a 34


 

DCI - SP - 31/1/2007
 

Uso de ''cliente oculto'' muda e ajuda a aumentar as vendas

Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), destaca vantagem do uso de consumidores misteriosos. p. A8


 

Gazeta Mercantil - SP - 31/1/2007
 

Trabalho para mestres

Atuar também como professor exige do profissional dedicação e paixão pela sala de aula. p. c9


 

Diário do Comércio - SP - 29/1/2007
 

Os pequenos também buscam clientes fiéis

Estratégias de fidelização podem aumentar lucros dos negócios em até 20%. p. 3


 

O Estado de S. Paulo - SP - 28/1/2007
 

Globalização motivou necessidade
Mercado exige novas capacidades profissionais e pessoais dos jovens e espera que universidade colabore. p. Ce 2


 

O Globo - RJ - 28/1/2006
 

Propagandas que irritam

Pesquisa revela que, mesmo sendo fã da publicidade, brasileiro rejeita certos tipos de comerciais. p. 36


 

Jornal do Commercio - RJ - 24/1/2007
 

É hora de decidir sobre a efetivação de temporários

Avaliação periódica do quadro fixo ajuda a decidir sobre eventuais substituições. p. B 9


 

Estado de Minas - BH - 23/1/2007
 

Mineiro come mais congelado

Pesquisa realizada pela Toledo Associados em parceria com a ESPM mostra que o mineiro é caseiro, mas não gosta de ficar na cozinha. p.22


 

A Crítica - Manaus - 16/1/2007
 

Marketing do vinho
Aberta as inscrições para o curso de pós-graduação em marketing do vinho, na ESPM, com sede em São Paulo. p. BV 5


 

O Estado de S. Paulo - SP - 11/1/2007

 

Vinho abre espaço para novo profissional

Com crescimento da bebida no País, já surgem cursos de pós-graduação. p. B16


 

Jornal do Commercio - RJ - 9/1/2007

 

Pesquisas de mercado são pouco aproveitadas

Maioria das empresas quer confirmar idéias já concebidas, diz estudo. p. B 9


 

Jornal do Comércio - Porto Alegre - 8/1/2007

 

Consecução de objetivos através de transações -

Júlio César Tavares Moreira, professor da ESPM, fala sobre as estratégias que moldaram as especificidades no mundo dos negócios. p. 4


 

O Estado de S. Paulo - SP - 3/1/2007

 

Artistas ilustram calendário dos bombeiros  

Feito em parceria com a ESPM e distribuído de graça, ele traz obras de designers famosos. p. C8


 

Revista Propaganda - SP - 1/1/2007
 

Mais negócios
A Revista da ESPM, criada em 1994 para professores e alunos da instituição, mudou o posicionamento, virou uma publicação sobre comunicação e negócios. p. 79


 

Revista Seja Seu Patrão - SP - 1/1/2007
 

Oportunidade de especialização

A ESPM vai realizar cursos de capacitação empresarial e gerencial. p. 8


 

Revista Venda Mais - SP - 1/1/2007

 

Informação, conhecimento e sabedoria  

A questão emergente é como gerenciar algo que não se pode obrigar a aquisição. p. 13


 

Jornal do Comércio - Porto Alegre - 22/12/2006

 

Necessidades sintéticas

Apesar de ser uma área com constantes questionamentos, o professor Mário Ernesto René Schweriner  coordenador de pós-graduação em Ciências do consumo aplicadas da ESPM, comenta em seu livro ''Comportamento do Consumidor '' as necessidades de consumo. p. 4


 

Valor Econômico – SP – 21/12/2006


Reciclagem profissional

ESPM abriu inscrições para mais de 60 opções de cursos de férias. p. C8


 

DCI – SP – 20/12/2006


Cursos de Pós-graduação

Curso especial alavanca nova carreira. p. B3


 

Valor Econômico – SP – 19/12/2006


Reciclagem Profissional

ESPM tem inscrições abertas para os Cursos de Férias. p. C5


 

Jornal do Comércio - Porto Alegre - 18/12/2006

 

É preciso encontrar a chave do diferencial

O Natal é um grande clichê. Assim define o professor de Criação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e publicitário da agência Escala, Ricardo Bottega. p. 14


 

Revista Meio & Mensagem - SP - 18/12/2006

 

Um jeitinho bem brasileiro para a inovação

A Systematic Inventive Thinking (SIT) oferece e vende exatamente o que diz a tradução literal de seu nome: a sistematização do pensamento criativo e inovador. p. 8 e 9


 

Revista Meio & Mensagem – SP – 18/12/2006


Um jeitinho bem brasileiro para a inovação

Orly Seagull vem ao Brasil para palestra na abertura do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM. p.8 e 9


 

Jornal do Brasil – RJ – 18/12/2006

 

ESPM RJ

Núcleo de Pós-graduação em Marketing Digital realiza o Seminário Cultura Digital Trash. p. A31


 

A Tribuna – Santos – 18/12/2006

 

ESPM

A Escola oferece cursos de curta duração nas férias. p. A7


 

Revista Meio & Mensagem – SP – 18/12/2006

 

Cursos

ESPM tem inscrições abertas para 60 Cursos de Férias. p. 75


 

Zero Hora - Porto Alegre - 17/12/2006

 

O futuro é o atendimento

Vende mais quem consegue agradar o comprador. p. 29


 

 

Evento

 

 

DESENVOLVENDO HABILIDADES EM NEGOCIAÇÃO

Apresentação expositiva e dialogada dos conceitos, diagnóstico inicial sobre habilidades em negociação identificando os comportamentos desejáveis. Discussão e debates com os participantes sobre os temas propostos e utilização de diversas simulações de casos práticos envolvendo processos de negociação com avaliações e devolutivas pelo grupo e pelo Instrutor.

Data: 5 e 6 de fevereiro

Horário: 08:30 às 17:30hs

Local: Auditório Sevilha - Rua Carneiro da Cunha, 167 - Saúde - São Paulo - (Próximo ao metrô Praça da Árvore)

Informações: (11) 6221-8406

 

 

 

ARQUIVO CLIPPING:

Solicite matérias dos Clippings anteriores que não estão mais disponíveis on-line, clique aqui

Os artigos deste clipping não poderão ser reproduzidos sem prévia autorização.

A utilização é exclusiva para fins educacionais.

Para Cancelar o recebimento deste Clipping, Clique Aqui

Fale Conosco - Equipe: Maria Helena Penteado - Izilda Pires - Jaime Nascimento - Simone Cavalcanti
- Alexandre Aguiar - Sônia Mara - Henrique Barrionuevo