ESPM   Sistema de Bibliotecas
Orientações para o processamento das informações
 Unidades
São Paulo
Porto Alegre
Rio de Janeiro
Contatos
 
 Catalogação - Marc21

 Manuais Virtua

 

 

 

 
  Indexação

O principal objetivo de um serviço de indexação é assegurar a recuperação de qualquer documento ou informação no momento em que o usuário busca um assunto em um sistema de informações.

Envolve a análise conceitual - atividade de definição dos assuntos que são tratados no documento -, e a tradução - atividade de conversão dos conceitos identificados na análise para uma linguagem de indexação.

Cabe ressaltar, que a atividade de indexação é um processo subjetivo, uma vez que envolve julgamento pessoal. E, sendo assim, pode levar na oscilação do nível de concordância e apresentar discrepâncias, pondo em risco a coerência da indexação, já que distintos indexadores (ou até mesmo um mesmo indexador em momentos distintos) percebem de forma diferente o conteúdo real do documento; a parte desse conteúdo que será suscetível de responder realmente às necessidades (inevitavelmente futuras) dos usuários; os conceitos importantes que devem ser conservados para representar este conteúdo; os descritores definidos para representar esses conceitos.

A definição de uma política de indexação em plena consonância com a organização em que a unidade está inserida e com os usuários a que se destina é indispensável para o alcance dos objetivos de um sistema de informações: a recuperação das informações certas no momento adequado.

Sendo assim, percebe-se a necessidade de uma política de indexação para a Biblioteca ESPM Rio, considerando as variáveis que afetam o desempenho do serviço de indexação, o estabelecimento dos princípios e critérios que servirão de guia na tomada de decisões para otimização do serviço, a racionalização dos processos e a consistência das operações envolvidas e que norteiem esta atividade.

Fonte: STREHL, Letícia. Avaliação da consistência da indexação realizada em uma biblioteca universitária de artes. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 3, set. 1998. Disponível em: Scielo