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Política de Desenvolvimento de Coleções
Apresentação
O contexto atual, momento de grandes mudanças científicas e tecnológicas, favorece o aumento da produção do conhecimento registrado, exigindo políticas bem definidas para a tomada de decisão quanto à seleção e aquisição de material documental, de forma a permitir o crescimento do acervo de maneira racional e equilibrada.
Este documento tem por finalidade estabelecer critérios para o desenvolvimento da coleção da Biblioteca ESPM Rio e reflete sua missão: estimular o ensino, a pesquisa e extensão e prover de informação, de modo eficiente e eficaz, nas áreas de marketing, comunicação, design, relações internacionais e administração, a comunidade acadêmica da ESPM Rio e a comunidade em geral.
Formação do acervo ▲
A Biblioteca ESPM Rio deverá atualizar regularmente seu acervo documental com ênfase nas áreas de marketing, comunicação, administração, publicidade, design e relações internacionais.
Os itens que irão compor o acervo poderão se apresentar em diferentes formatos, tais como: material bibliográfico (livros, monografias, obras de referência, periódicos entre outros), material especial (fitas de vídeo, CD-ROM, DVD, slides, disquetes, transparências, fotografia etc) e material eletrônico (bases de dados, periódicos eletrônicos, imagens, softwares, aplicativos etc).
O material documental a integrar a coleção da Biblioteca, deverá atender aos objetivos da ESPM: ensino, pesquisa e extensão; aos programas dos cursos; as bibliografias básicas dos cursos e as lacunas identificadas a partir de avaliação periódica das coleções.
Participação em consórcios e redes de bibliotecas ▲
A reflexão sobre acesso e disponibilidade de informações necessárias à completude de estudos e pesquisas levou as unidades de informação em ensino superior à percepção de que suas coleções não poderiam reunir todo conhecimento produzido pela sociedade em função da falta de recursos financeiros, capital humano e espaço físico para armazenamento da informação.
Como resultado, observamos processo de desterritorialização dessas unidades, que passam a formar redes e consórcios visando intercâmbio de informação.
Os princípios básicos que norteiam a participação de unidades de informação em consórcios e redes, segundo Souza (2000), é a crença de que “nenhuma universidade ou centro de pesquisa, pode ser tudo para todos; [de que] juntas poderão experimentar e progredir mais do que sozinhas, ultrapassando as barreiras locais [e, que] cooperação voluntária promove ação efetiva, ao mesmo tempo que mantém autonomia e diversidade institucional.”
A participação da Biblioteca ESPM Rio em consórcios he redes de informação tem como objetivo tornar acessível aos seus usuários um maior número de informações necessárias ao seu desenvolvimento intelectual e facilitar o alcance à informação, de maneira a contribuir para melhor fundamentar estudos e pesquisas e elevar o desempenho nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão.
Responsabilidade ▲
A seleção qualitativa de material documental é de responsabilidade do corpo docente, havendo participação do corpo discente e do profissional da informação. Cabe a Biblioteca a responsabilidade pela seleção quantitativa, pela aquisição e pelo desbastamento da coleção.
Seleção de material documental ▲
Os critérios abaixo relacionados são considerados na formação e no desenvolvimento das coleções.
a) Seleção qualitativa
• Material adequado aos objetivos e nível educacional da ESPM Rio;
• Material pertinente e com forte relevância acadêmico-científica;
• Material plenamente adequado ao projeto pedagógico dos cursos;
• Notas entre 9 e 10 em trabalhos acadêmicos;
• Autoridade do autor e/ou editor;
• Atualidade;
• Língua acessível.
b) Seleção quantitativa
Para duplicação de títulos são observados:
• Demanda pelo material;
• Listas de reservas;
• Diretrizes do MEC.
Tratando-se de periódicos impressos não deve haver duplicação de títulos, objetivando racionalizar a aquisição, com vistas à redução de custos.
Desde 2000, a ESPM Rio vem propiciando acesso a uma quantidade expressiva de títulos eletrônicos pelo seu site.
São mais de 4.800 títulos de revistas eletrônicas que podem ser acessados em qualquer lugar que esteja, a partir de equipamentos institucionais/pessoais, com possibilidade de impressão de cópias imediatas de artigo, via rede, pelo próprio usuário, de acordo com contrato firmado junto aos editores e respeitada a lei de direitos autorais.
Sendo assim, a partir de 2006, a Biblioteca ESPM Rio passa a manter uma assinatura dos títulos disponíveis apenas no formato eletrônico de acesso on-line, visando à racionalização do espaço físico e redução de custos.
Deve-se evitar a duplicação de obras de referência, com exceção daquelas consideradas fundamentais para a área e/ou de grande utilização.
Foram acrescidos, ainda, como critérios a serem considerados na seleção:
• Número de usuários potenciais que se beneficiarão do material;
• Escassez do assunto na coleção;
• Condições físicas do material.
c) Fontes para seleção
A Biblioteca ESPM Rio auxilia o professor na tarefa de seleção, disseminando e tornando acessível à informação, através
das fontes e serviços:
• Bibliografias especializadas;
• Catálogos atualizados das editoras;
• Material impresso disponibilizado pela editora para análise dos professores;
• Compra material para o professor por meio do Plano de Incentivo à Pesquisa;
• Oferece condições para relacionamento entre editoras e professores;
• Divulga, periodicamente, em seu Boletim de Novas Aquisições, informações das últimas aquisições da Biblioteca;
• Realiza, regularmente, exposição de livros.
Aquisição de material documental ▲
A aquisição é o meio de se concretizar as decisões da seleção e resultará de compra, permuta e doação.
a) Recurso
A Biblioteca ESPM Rio possui recursos próprios para aquisição de material documental, previsto em seu planejamento orçamentário anual e aprovado pela Direção da ESPM Rio.
São solicitados recursos extra-orçamentários, havendo necessidade de suprir demanda não prevista.
b) Prioridade
Cabe a Biblioteca ESPM Rio, no planejamento da aquisição, estabelecer prioridades, uma vez observada à impossibilidade de aquisição de todo material disponível pelo mercado editorial, devido à grande produção do conhecimento registrado e às restrições orçamentárias. Para estabelecer a prioridade de aquisição, são considerados:
• Bibliografias básicas dos cursos;
• Bibliografias complementares aos cursos;
• Duplicatas em relação à demanda;
• Sugestões do corpo discente.
c) Compra
No processo de aquisição, são observadas as etapas:
• Cotação do material desejado;
• Efetivação do processo de compra;
• Administração dos recursos disponíveis para aquisição.
d) Doação
A Biblioteca ESPM Rio avalia as coleções recebidas por doação, baseando-se nos critérios descritos no item Seleção
deste documento. Quanto aos periódicos, são aceitos aqueles que completam falhas e/ou coleção, ou aqueles cujo conteúdo se adeqüe aos interesses da ESPM.
A Biblioteca ESPM Rio doa, permuta ou descarta documentos que não são selecionados para incorporar à coleção.
e) Permuta
São permutados periódicos que atendem aos interesses da ESPM e que estejam de acordo com o item Seleção desta política.
Desbastamento da coleção ▲
O desbastamento ocorre em função do processo de avaliação da coleção e resulta em descarte e deslocamento para locais de menor acesso.
a) Descarte
O processo de descarte consiste na retirada total e definitiva do material da coleção e deve considerar os critérios de seleção neste documento.
O processo é resultante da avaliação da coleção, quando foram observados:
• Inadequação do conteúdo aos interesses da ESPM no momento da avaliação;
• Desatualização do conteúdo, que no momento da avaliação encontra-se superado por novas edições ou obsoleto, de acordo com a área do conhecimento ao qual pertence.
• Condições físicas, quando na avaliação encontra-se desgastado pelo tempo ou danificados pelo uso;
• Duplicidade, quando da observação de número excessivo de exemplares do mesmo título em relação à demanda;
• Duplicidade, quando o mesmo título é encontrado no formato impresso e eletrônico. A opção deve ser pelo formato eletrônico e, a Biblioteca, poderá manter na coleção, os últimos 2 anos impressos, quando o mesmo for adquirido por doação;
• Periódicos que tratam de conhecimentos gerais são descartados após 2 anos na coleção.
b) Deslocamento para locais de menor acesso
A Biblioteca ESPM Rio se reserva o direito de remanejar documentos visando otimização do espaço físico destinado a organização de novos documentos. Sendo assim, mantém um armazém – em local próximo a Escola - para guarda de documentos com menor índice de circulação. Para envio de material ao Anexo, são considerados:
• Livros que não estão nas bibliografias básicas e complementares dos cursos;
• Coleções de periódicos dos últimos 2 anos integram o acervo sendo as coleções anteriores organizadas no Anexo.
• Trabalhos de final de curso da graduação e pós-graduação e relatórios de estágio são organizados no Anexo, ficando na coleção, apenas os do corrente ano.
Conservação ▲
Os documentos danificados pelo uso e que tenham representatividade na coleção, são encaminhados para encadernação após avaliação.
As coleções de periódicos são enviadas à encadernação regularmente, conforme relevância e pertinência acadêmico-científica.
Preservação
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O acervo é higienizado regularmente, evitando-se acúmulo de fungos, bactérias e micro organismos.
O ambiente é desinfestado periodicamente, prevenindo-se de infecções e infestações.
Os funcionários da Biblioteca são orientados quanto ao acondicionamento dos documentos, evitando-se compactar os livros nas estantes, retirá-los pelo corpo e não pela cabeça e mantendo-os limpos.
Avaliação da coleção
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Regularmente a Biblioteca ESPM Rio avalia a coleção. O processo de avaliação é entendido como o meio utilizado para se determinar a importância e a adequação da coleção em função dos objetivos da ESPM, empregando metodologias quantitativas, qualitativas e fatores de uso, possibilitando assim, traçar diretrizes quanto ao seu desenvolvimento.
Revisão das políticas ▲
A Biblioteca ESPM Rio revisa, periodicamente, as políticas de desenvolvimento da coleção, garantindo sua adequação aos projetos pedagógicos dos cursos, aos interesses da comunidade universitária, aos objetivos da Biblioteca e aos da ESPM Rio.
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