ESPM   Sistema de Bibliotecas
Orientações para o processamento das informações
 Unidades
São Paulo
Porto Alegre
Rio de Janeiro
Contatos
 
 Catalogação - Marc21

 Manuais Virtua

 

 

 

 
  245 Título Principal (NR) - Evento

Informar o título de uma obra e a indicação de responsabilidade.
Título principal completo podendo conter, também, informação sobre o suporte (meio físico-DGM), subtítulo, outras informações do título, subtítulo da página de rosto e a indicação de responsabilidade.
O título completo inclui o título abreviado e o título alternativo, numeração e nome de uma parte/seção.

Segundo o AACR2 (2005), deve-se transcrever pessoas ou entidade, como participantes da produção de um filme: produtor, diretor, animador, roteiro, considerados de maior importância.

Para material misto, o título principal será o nome pelo qual o material é conhecido.
Para coleções - pode-se informar o período ou data de criação da obra (subcampo $f), ou o período ou data em que a maior parte da obra foi produzida (subcampo $g).

Indicadores

Primeiro - Entrada secundária de título
Um valor especifica se deverá ou não ser gerada entrada secundária para o título.

     0 - Não gera entrada secundária

Indica que não será gerado uma entrada secundária de título. O documento entra
pelo título, que é a entrada principal.

     1 - Gera entrada secundária

Indica que deverá ser gerada entrada secundária de título. O documento tem uma autoria. O campo 1XX foi informado.

Segundo - Caracteres a serem desprezados
Especifica o número de caracteres que deverão ser desprezados na ordenação. Estes caracteres estão associados aos artigos definidos e indefinidos no início do título.

     0-9 - Número de caracteres a serem desprezados, incluindo os espaços.

Os sinais diacríticos ou caracteres especiais iniciando um título não deverão ser desprezados na alfabetação, a não ser que estejam associados a um artigo definido ou indefinido no início do título.

Subcampos

$a - Título principal (NR)
Contém o título completo e o título alternativo, não informando o número ou nome das partes.

Contém, também, o título da primeira obra de uma coleção sem um título coletivo.

Nos registros formulados de acordo com as normas do ISBD, o subcampo $a inclui também todas as informações até o primeiro sinal de pontuação utilizado pelo ISBD (por exemplo, igual ( = ), dois pontos ( : ), ponto e vírgula ( ; ), ou barra ( / ) ou o suporte (DGM) (por exemplo, [microforma]).

$b - Subtítulo (NR)
Contém o subtítulo, títulos paralelos, títulos subsequentes ao primeiro (nos ítens sem um título coletivo) e outras informações sobre o título até o sinal de indicação de responsabilidade de autoria ( / ). Observe que o subcampo $b não é repetido quando são indicados no campo mais de um título paralelo, título subsequente e/ou outras informações sobre o título, sendo separados por pontuações previstas nas AACR2.

$c - Indicação de responsabilidade (NR)
Contém a primeira indicação de responsabilidade na forma como aparecem e indicações subsequentes que não foram codificadas em outros subcampos.

Indicações subsequentes de responsabilidade referem-se à: autor secundário, organizador, coordenador, comentador, orientador, editor, entrevistado, entrevistador e tradutor.

Nos registros formulados de acordo com as normas do ISBD, o subcampo $c contém todos os dados indicados após a primeira barra ( / ). Uma vez informado um subcampo $c, não é mais possível a utilização de outros subcampos.

$f - Datas de abrangência (NR)
Período de tempo de criação do conteúdo completo da obra descrita.

$g - Conjunto de datas (NR)
Período de tempo em que se criou a maior parte da obra descrita.

$h - Meio (DGM) (NR)
Contém um termo que indica a classe geral do material. Em registros formulados de acordo com os princípios do ISBD, a designação geral do material é registrada em caixa baixa, isto é, com letras minúsculas e entre colchetes.

$k - Forma do material (R)
Termo que descreve a forma dos materiais descritos, determinados por uma análise do seu aspecto físico, seu conteúdo intelectual ou outra informações sobre eles, por exemplo, agendas, diários, diretórios, revistas, memorandos, etc.

$s - Versão (NR)
$6 - Ligação (NR)
$8 - Campo de ligação e número de seqüência (R)

Exemplos:

Campo Ind 1 Ind 2 Exemplo
245 1 (gera entrada secundária) 0 (caracteres a desprezar) \a Título : \b subtítulo
245 1 (gera entrada secundária) 0 (caracteres a desprezar) \a Título : \h [recurso eletrônico] \b subtítulo.
245 1 (gera entrada secundária) 0 (caracteres a desprezar) \a 1. Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto \h [recurso eletrônico] : \b 5th International Symposium on Quality Function Deployment.
245 1 (gera entrada secundária) 0 (caracteres a desprezar) \a Computador : \h [recurso eletrônico] : \b [anais] : homenagem a John Long, 27 e 28 de maio de 2004.
245 1 (gera entrada secundária) 0 (caracteres a desprezar) \a Anais do XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 22 a 29 de julho.

Atenção: colocar por extenso no campo 246 o número do congresso.

245 * (gera entrada secundária) 0 (caracteres a desprezar) \a 5. Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente \h [recurso eletrônico].
246 3 # \a Quinto Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente \h [recurso eletrônico].