ESPM   Sistema de Bibliotecas
Orientações para o processamento das informações
 Unidades
São Paulo
Porto Alegre
Rio de Janeiro
Contatos
 
 Catalogação - Marc21

 Manuais Virtua

 

 

 

 
  300 Descrição Física (R) - TCC

Contém informações relativas a descrição física do documento, como extensão e dimensão.
Pode-se incluir também outros detalhes físicos e informações sobre o material adicional, ou seja, sobre material que acompanha a obra principal.

Indicadores

Primeiro - Indefinido

     #- Indefinido

Segundo - Indefinido

     #- Indefinido

Subcampos

$a - Extensão (R)
Contém informação sobre a extensão do documento, como: número de paginas, volumes, tempo de duração (gravação de som, vídeo, filmes, etc.), etc., de acordo com cada tipo de material.

Nos registros criados de acordo com as normas de ISBD, o subcampo $a contém a informação da seguinte forma de pontuação ISBD: por exemplo, dois pontos (:), ponto e vírgula (;) e um sinal de mais (+).

Quando a indicação da paginação e as ilustrações são combinadas ambas são informadas em um único subcampo $a .

$b - Detalhes físicos adicionais (NR)
Contém informações que especificam outras características físicas de um documento, tais como: ilustrações, cor, velocidade para reprodução, características do sulco, se tem som e classe do mesmo, número de canais, formato de apresentação de um filme cinematográfico, etc.

Codificar da seguinte maneira:

300 ## $a 1 disco laser : $b son., color. + $e folheto ( 25 p. : il. ; 19 cm)

Outras situações que não se enquadram no subcampo $e:

Catalogar o material adicional separadamente quando:

     o material adicional não for editado ao mesmo tempo que a obra principal; ou  o material adicional tiver um título ou autor diferente da obra principal.

Registrar em nota quando:

     o material adicional tiver pouca importância bibliográfica; ou  o título do material adicional não for genérico o suficiente para ser registrado somente no subcampo $e; ou  o material adicional for um suplemento usado somente em conjunto com a obra principal.

Quando registrado em nota, o material adicional deverá ter uma entrada secundária de autor/título (700) ou de título não controlado (740), neste caso não terá indicação no subcampo $e do campo 300.

$f - Tipo de unidade (R)
Contém indicação do tipo de unidade, como página, volumes, caixas, cu. ft., linear ft., etc. que identificam o material e como é guardado.

$g - Tamanho da unidade (R)
Contém o tamanho da unidade contida no subcampo $f. O subcampo $g é repetido quando formas adicionais da extensão do dado são fornecidas.

$3 - Material especificado (NR)
$6 - Ligação (NR)
$8 - Campo de ligação e número de seqüência (R)

Exemplos:

300 ## $a 1 CD-ROM : $b il.
300 ## $a 251 f. : $b il.

OBS.: Elementos das áreas de descrição física e das notas são indicados na língua da entidade catalogadora, por exemplo, sound disc analog = disco sonoro - analógico ; sound disc digital = disco sonoro - digital ; sound cassette = cassete sonoro ; computer disk = disquete ; computer optical disc = CD-ROM ; in = pol. ; sd - sound = son – sonoro.

Exemplos:

Campo Ind 1 Ind 2 Exemplo
300 # # \a xxx f. : \b il.
300 # # \a 1 CD-ROM.