ESPM   Sistema de Bibliotecas
Orientações para o processamento das informações
 Unidades
São Paulo
Porto Alegre
Rio de Janeiro
Contatos
 
 Catalogação - Marc21

 Manuais Virtua

 

 

 

 
  650 Assunto Tópico (R) - DVD
Termo Notação (CDU) Definição do Termo
Filmes de ação 791.43-311.6 Gênero de filme que geralmente envolve uma história de protagonistas do bem contra antagonistas do mal, que resolvem suas disputas com o uso de força física. Os filmes de ação têm como histórias o crime, os westems e a guerra entre outros
Filmes de drama 791.43-21 Gênero onde o enredo se baseia principalmente em conflitos sentimentais humanos, muitas vezes com um tema geral triste. É entendido também como um forma acentuada de tragédia.
Filmes de animação (Fantasia) 791.43-252 Animação refere-se ao processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado quer por computação gráfica quer fotografando uma imagem desenhada, quer repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo (ver claymation e stop motion), fotografando o resultado. Quando os fotogramas são ligados entre si e o filme resultado é visto a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, há uma ilusão de movimento contínuo (por causa da persistência de visão). A construção de um filme torna-se assim um trabalho muito intensivo e por vezes entediante. O desenvolvimento da animação digital aumentou muito a velocidade do processo, eliminando tarefas mecânicas e repetitivas. Fantasia é um gênero de arte que usa a magia e outras formas sobrenaturais como o elemento principal/primário de uma história. Este gênero é geralmente distinguido de Ficção Científica e horror pelo aspecto geral, atmosfera e pelos temas de cada autor individual, embora haja uma grande sobreposição entre os três (conhecidos no seu conjunto por Ficção Especulativa). De modo geral, o termo fantasia cobre trabalhos de escritores, artistas e músicos, desde mitos e lentas até obras mais recentes, conhecidas por uma vasta audiência. Como noutras formas de ficção especulativa, os acontecimentos e ações na literatura fantástica muitas vezes diferem daqueles possíveis na realidade. Em muitos casos, especialmente em trabalhos mais antigos, mas também em muitos modernos, isto é explicado por uma intervenção divina, mágica, ou de outras forças sobrenaturais. Noutros casos, mais frequentemente em trabalhos de História, na chamada High Fantasy, a história pode acontecer num mundo fantástico, que é completamente diferente do nosso, completado com leis distintas da natureza que permitem a magia.
Filmes de aventura 791.43-311.3 Gênero cinematográfico que reflete um mundo heróico de combates e aventuras. Cenas de muita ação, como lutas e perseguições, sempre filmadas em planos curtos; personagens estereotipados: um herói forte e valente contra um vilão; os personagens lutam por um objetivo: tesouro, resolução de um mistério, resgate de pessoas; premissa: o bem sempre prevalece sobre o mal; os protagonistas enfrentam obstáculos e sofrem uma transformação no decorrer da história. A ação dramática ocorre fora dos espaços cotidianos, em lugares pouco usuais, como florestas, desertos, galáxias etc. Freqüentemente a ação acontece no passado ou num mundo de fantasia. É dada maior importância à ambientação, ao vestuário e aos efeitos especiais que ao roteiro.
Filmes policiais 791.43-312.4 No gênero policial, os argumentos quase sempre envolvem crimes e criminosos, policiais e detetives particulares, gangsteres e ladrões. Esse gênero de filme pode usar um pouco de suspense, para criar atmosferas de tensão e medo e, claro, muita ação no meio.
Filmes de ficção científica 791.43-311.9 Desde que o cinema começou se encontra a ficção científica em filmes. Autores de livros que causaram a curiosidade e a imaginação do mundo sobre temas dessa natureza, como H. G. Wells ou Júlio Verne, chamaram também a atenção dos autores da mídia. Alguns dos livros desses autores foram interpretados no cinema em preto e branco, como: Viagem ao centro da terra, Da terra à lua, A máquina do tempo, O Homem Invisível, Vinte mil léguas submarinas, A Ilha do Dr. Moreau, etc.. Outros ainda desde o cinema mudo, como o clássico King-Kong, embora nesse caso haja uma classificação alternativa como gênero do Cinema Fantástico, já que o tema não decorre propriamente de especulação científica. Também os marcianos foram mostrados em diversos filmes estadunidenses nos anos 30 e 40, continuando com o medo de invasão espacial, surgido desde que foram observados pelos telescópios os famosos canais de Marte. Nos dias atuais os filmes do gênero estão entre os que alcançam maior índice de bilheteira, demonstrando ainda a fascinação das pessoas sobre o que está por vir, ou ainda sobre o que é pura fantasia, como em E.T., ou Guerra nas estrelas, O exterminador do futuro, De volta para o futuro ou episódios de Jornada nas Estrelas. O conhecimento científico avançando, atualmente, mostra uma fronteira cada vez mais larga sobre o que podemos construir em matéria de ficção científica, deixando uma gama ilimitada de temas das quais podem ser criados filmes. Como esses filmes que especulam sobre o futuro se mostram entre os mais rentáveis, é de se esperar que vejamos cada vez mais o tema sendo explorado pela televisão e cinema. É interessante observar os temas dos filmes mais populares de ficção, que em geral mostram os anseios e os receios de determinada geração em função de novas tecnologias ou descobertas científicas.
Filmes de suspense 791.43-312.4 Suspense é um sentimento de incerteza ou ansiedade sobre as conseqüências de determinado fato. Por extensão, em Literatura e Cinema, o termo suspense passou a designar um gênero de narrativa (de ficção ou não-ficção) em que predominam as situações de tensão, provocando temor ou eventualmente sustos, no leitor ou espectador.
Documentário (Cinema) 791.43-92 Documentário é um gênero cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade. Mas dessa afirmação não se deve deduzir que ele represente a realidade tal como ela é. O documentário, assim como o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjetiva da realidade.
Filmes de guerra 791.43-311.6 O filme de guerra é um gênero cinematográfico que tem se prestado, ao longo da história, ao uso propagandístico dos governos de todos os países que, em maior ou menor grau, buscam obter dividendos através de obras que retratam conflitos anuais ou históricos. Nesse aspecto, nenhum país foi mais eficiente do que os Estados Unidos da América, sobretudo durante a Segunda Guerra Mundial. Naquela época, o engajamento de Hollywood na guerra traduziu-se em dezenas de títulos cujo objetivo evidente era levantar o astral do país. Contudo, foi também nos Estados Unidos que o gênero abrigou reflexões muitas vezes bastante ácidas sobre a guerra de maneira geral, e sobre a participação estadunidense em conflitos específicos, como a desastrada intervenção no Vietnã. Quase todos os países envolvidos em conflitos recorreram em algum momento a dramas e aventuras de guerra para destacar as suas razões e criticar as razões do inimigo eventual, apresentando de um lado personagens nobres e corajosos e, do lado oposto, os vilões. Se uma boa parte dos filmes de guerra procura mostrar apenas explosões, tiros e mortes há uma outra parte que usa o gênero para refletir sobre o mundo em que o homem vive, e do qual a guerra continua a fazer parte ainda hoje.
Comédias cinematográficas 791.43-22 Uma comédia cinematográfica é um filme com humor ou que pretende provocar o riso da audiência.
Filmes de terror 791.43-312.5 O gênero ficcional do terror ou horror existe em qualquer meio de comunicação em que se pretenda provocar a sensação de medo. Desde a década de 1960 que qualquer obra de ficção com um tema mórbido ou repelente são conhecidos do público como um gênero à parte, com grupos de fãs muito específicos que rendem culto a subgêneros ou a determinados filmes e literatura a eles associada. Este gênero está intimamente ligado à ficção fantástica e à ficção científica. O medo é a fonte dos filmes de terror. Alguns especulam ser um dos sentimentos que mais faz as pessoas se sentirem vivas e livres.
Filmes musicais 791.43-293 Musical é um gênero de filme, no qual a narrativa se apóia sobre uma seqüência de músicas coreografadas, utilizando música, canções e coreografia como forma de narrativa, predominante ou exclusivamente.
Filmes biográficos 791.43-312.6 Um filme biográfico é um filme que dramatiza a vida de uma personalidade ou pessoa real. Os filmes biográficos diferem dos filmes "baseados em uma história real" ou "filmes históricos" no sentido de que eles tentam contar de forma abrangente a história de vida de uma pessoa ou, pelo menos, os anos historicamente mais importantes de sua vida.
Filmes de romance 791.43-31 Os filmes do gênero romance podem ser definidos como aqueles cujo enredo se desenvolve em torno do envolvimento amoroso entre os protagonistas. Um dos pré-requisitos do gênero é de que o filme tenha um "final feliz"; contudo, alguns filmes com final triste também podem ser considerados filmes do gênero romântico. São os chamados "star-crossed lovers", os amantes que não conseguem ficar juntos no final do filme, como é o caso de Romeu e Julieta, Titanic, Brokeback Mountain e a animação Pocahontas. Alguns dos clichês do gênero são o "amor verdadeiro", que se sobrepõe a todos os obstáculos, e o "par perfeito" (que é geralmente mais presente nas comédias românticas).

Campo Ind 1 Ind 2 Exemplo
650 1 (primário); 2 (secundário); 0 (não específicado) 0 (Vocabulário da LC — adotamos esse indicador devido aos problemas de recuperação do indicador 4: não controlado) \a assunto tópico (NR) \ x subdivisão geral (R) \ y subdivisão cronológica (R) \ z subdivisão geográfica (R) (todas as palavras com a inicial em caixa alta. Ex. Documentário (Cinema)