ESPM   Sistema de Bibliotecas
Orientações para o processamento das informações
 Unidades
São Paulo
Porto Alegre
Rio de Janeiro
Contatos
 
 Catalogação - Marc21

 Manuais Virtua

 

 

 

 
  007 Campos Controle

Neste campo colocamos informações especiais sobre as características físicas de um documento, de forma codificada. Estas informações podem ser relativas ao documento como um todo ou à parte dele, como material adicional. Geralmente estas características físicas são derivadas da informação contida em outras partes do registro MARC especialmente do campo 300 (Descrição física) ou em uma das notas nos campos 5XX.

Este campo não tem indicadores nem subcampos. Os dados têm uma posição definida pela categoria do material. Estas categorias são listadas em ordem alfabética pelo código. O caractere cheio (|) não é permitido nesta posição. O caractere cheio pode ser utilizado em qualquer outra posição quando a agência catalogadora não faz nenhuma tentativa para codificá-la.

Sua repetitividade permite a codificação dos diferentes formatos físicos incluidos no mesmo registro catalográfico. Por exemplo, um vídeo-cassete que se encontra nos formatos - U-matic, Beta e VHS, terá três campos 007 independentes.

Quando o documento catalogado tem componentes em diferentes categorias de material, por exemplo, um kit que contém um mapa, um cassete e um diafilme, repete-se o campo para as diferentes categorias. Se a opção for não codificar as diferents categorias, utilizar os códigos "zm" em 007/00-01.

Todos os códigos utilizados no campo 007 são colocados em caixa baixa, ou seja, com letras minúsculas.

Material Impresso

Apresenta informações codificadas para documentos identificados fisicamente como texto - material impresso ou manuscrito legível a olho nu.

00 Categoria do material

t texto

01 - Designação específica do material
a Impressão regular
b Impressão ampliada
c Braile
d Folhas soltas
u Não especificada
z Outra
| Não codificado

Recurso Eletrônico

Contém informações codificadas sobre as características físicas de um recursos eletrônico. É utilizado para todos os recursos eletrônicos acessados, processados ou executados por um computador, por exemplo, programas, arquivos de dados, etc.

Apresenta quatorze posições de caracteres. As seis primeiras posições (007/00-05) devem ser sempre utilizadas. Pode-se codificar adicionalmente as posições seguintes a 007/05 até e inclusive 007/13 para materiais reformatados ou preservados digitalmente.

Posição dos caracteres

categoria do material
c - Recurso eletrônico

01 Designação específica do material
Indica, geralmente, a especificidade física do recurso eletrônico.

j - Disco magnético, por exemplo, disquete, entre outros
o - Disco ótico - por exemplo, CD-ROM, DVD-ROM, entre outros
u - Não especificada
z - Outra
|- Não codificado

02 Indefinido
Contém um branco (#) ou um caractere cheio (|)

03 Cor
a - Uma cor
b - Preto e branco
Código b indica que as imagens do recurso eletrônico estão codificadas para preto e branco. Arquivos ASCII, que não incluem cor, são codificados com código b.
c - Multicolorido
n - Não se aplica
u - Desconhecida
z - Outra
| - Não codificado

04 Dimensões
Indica as dimensões físicas do item que contém o recurso eletrônico.

e - 12 polegad as
g - 4 3/4 polegadas ou 12 cm (CD-ROM)
i - 1 1/8 x 2 3/8 polegadas
j - 3 7/8 x 2 1/2 polegadas

n -Não se aplica
Utilizado para recursos eletrônicos remotos.

o - 5 1/4 polegadas
u - Desconhecidas
v - 8 polegadas
z - Outras
| - Não codificado

05 Som

  1. Sem som (mudo)

a - Som
u - Desconhecido
| - Não codificado

06-08 Profundidade da imagem em bits
Contém um número com três caracteres especificando a profundidade exata da imagem escaneada em bits ou um código alfabético de três caracteres indicando que a quantidade exata de bits não pode ser registrada. Três caracteres cheios (|||) são utilizados quando nenhuma tentativa é feita para codificar esta informação.

001-999 - Profundidade exata em bits
mmm - Múltipla
nnn - Não se aplica
—- Desconhecida

09 Formato de arquivo
Indica a quantidade de formatos utilizados. Não indica tipos específicos de formato, que serão informados nos campos variáveis do registro.

a - Um formato
m - Múltiplos formatos
u - Desconhecido
| -Não codificado

10 Garantia de controle da qualidade
Indica se garantias de controle de qualidade foram incluídas apropriadamente no momento da formatação/criação do recurso eletrônico.

a - Ausente
n -Não se aplica
p -
Presente
u -Desconhecida
| - Não codificado

11 Antecedente/ Fonte
Um código alfabético que fornece informações sobre a fonte de um arquivo digital importante para criação, utilização e gerenciamento de materiais reformatados digitalmente.

a -Arquivo reproduzido do original
b -Arquivo reproduzido de microforma
c -Arquivo reproduzido de recurso eletrônico
d - Arquivo reproduzido de um intermediário (não microforma)
m - Misto
n - Não se aplica
u - Desconhecido
| - Não codificado

Microformas são qualquer forma, tanto filmes ou papel, contendo microreproduções de documentos para transmissão, armazenamento, leitura e impressão. Imagens em microforma são geralmente reduzidas em 25 vezes. Para propósitos especiais, reduções óticas maiores podem ser usadas. Todas as imagens em microforma podem ser fornecidas em negativos ou positivos, sendo estes mais comuns.

Três formatos são comuns: microfilme (rolos), aperture cards e microfichas. Microcartões eram similares às microfichas, mas impressos em papel-cartão em vez de em filmes fotográficos.

12 Nível de compactação
Indica a que tipo de compressão o recurso eletrônico foi submetido.

a - Não compactado
b - Compactação sem perdas
d - Compactação com perdas
m - Misto
u - Desconhecido
|- Não codificado

13 Qualidade da reformatação
Indica a qualidade da reformatação; esta é uma avaliação global da qualidade física do recurso eletrônico em relação a intenção do seu uso e pode ser utilizado para julgar o nível de qualidade de um arquivo e o compromisso em se manter sua acessibilidade com o passar do tempo.

a - Acesso
Indica que o recurso eletrônico apresenta um nível de qualidade que possibilita o acesso corrente e eletrônico ao documento original, mas não o suficiente para servir como cópia com fins de preservação.

n -Não se aplica
p- Preservação

Indica que o recurso eletrônico foi criado pelo processo de reformatação com objetivo de preservação do documento original.

r - Substituição
Indica que o recurso eletrônico é de alta qualidade, podendo servir como substituição ao original.

u - Desconhecida
|-Não codificado

Exemplos:

007 cj#ca#
[programa de computador em disquete de 3 1/2 polegadas 007/00=c, 01=j e 04=a), com vídeo colorido (007/03=c) sem som (007/05=#, 007/02=#).]

007 co#cga
[software e dados interativos em CD-ROM de 4 3/4 polegadas (007/00=c, 01=o e 04=g)
planejado para ser visualizado em cores (007/03=c) com som (007/05=a, 007/02=#)]

007 cr#bn#
[texto de um jornal eletrônico disponível remotamente (007/00=c, 01=r), formatado em texto ASCII (007/03=b). 007/02=#, 007/04=n (não aplicável), 007/05=# (sem som)]

007 cu#gn#008apabp
[versão digitalizada de um original, reformatado com objetivos de preservação (007/00=c, 11=a, 13=p). O arquivo de computador é composto de escala de cinzas somente com imagens TIFF (sem som) escaneado em profundidade de bits de 8 bits por pixel, incluindo garantias de controle da qualidade, e compactado utilizando a compactação sem perdas (03=g, 05=#, 06-08=008 (8 bits), 09=a, 10=p; 12=b) Como foi criado para propósitos de preservação, a mídia na qual o arquivo foi armazenado vai variar da forma como é utilizado e migrado para novos sistemas para permanecer acessível (007/01=u, 04=n, 02=#(indefinido)]

007 co#ngannnaadda
[o documento é uma versão de acesso a um arquivo de áudio que foi reformatado digitalmente da segunda geração de fita analógica e armazenada em CD (007/00=c, 01=o, 04=g, 05=a, 09=a, 11=d, 13=a). As garantias de controle da qualidade dos sons não estão incluídas neste mpge-cópia compactada (007/10=a, 12=d). Como não é um arquivo de imagem ou vídeo, os aspectos de profundidade de bit e cor não são aplicáveis (03=n, 06-08=nnn, 02=#).]

007 cu#gn#008apabr
[O documento é uma versão digitalizada de um original, reformatado e substituído durante a preservação (007/00=c, 11=a, 13=r) o arquivo de computador é composto de escala de cinzas somente em imagens TIFF (sem som) escaneada em profundidade de bits de 8 bits por pixel incluindo garantias de controle da qualidade e é compactado utilizando compactação sem perdas (03=g, 05=#, 06-08=008, 09=a, 10=p, 12=b). Porque este arquivo foi criado para substituir os volumes originais o meio pelo qual o arquivo foi armazenado vai variar da forma como é atualizado e migrado para novos sistemas para permanecer acessível (007/01=u, 04=n, 02=#).]