ESPM   Sistema de Bibliotecas
Orientações para o processamento das informações
 Unidades
São Paulo
Porto Alegre
Rio de Janeiro
Contatos
 
 Catalogação - Marc21

 Manuais Virtua

 

 

 

 
  008 Campo de Tamanho Fixo (NR)

Este campo não possui indicadores ou subcampos. É composto por 40 posições, numeradas de 00 a 39 e contém informações codificadas sobre o registro como um todo, assim como aspectos bibliográficos do documento que está sendo catalogado. Estas informações são importantes e úteis para a recuperação e gerenciamento dos dados.

Os dados têm posições definidas de acordo com o tipo de material e as posições não definidas contém branco (# ). Todas as posições definidas devem conter uma codificação ou o caractere cheio (|). Este caractere pode ser utilizado quando a instituição catalogadora não considera necessário informar o código de uma determinada posição.

O caractere cheio não é permitido no campo 008, posições 00-05 (data de entrada do registro no arquivo) e seu uso é desaconselhado nas posições 07-10 (data 1), 15-17 (lugar de publicação, produção ou execução), e 23 ou 29 dependendo da configuração.

As posições 00-17 e 35-39 são definidas do mesmo modo para todos os tipos de material, com exceção para a posição 06, que poderá variar. As posições 18-34 são apresentadas em 7 (sete) seções separadas pelo tipo de material: livros, arquivo de computador, mapas, música, recurso contínuo, material visual e material misto e são usadas independentemente para cada um desses tipos, embora alguns dados são definidos para mais de um tipo de material e ocupam a mesma posição, onde quer que estejam definidos.

Primeiramente será listado o campo 008 posições 01-17 e 35-39 para todos os tipos de material, e em seguida as posições (18-34) para os outros materiais.

18-34 Veja separadamente pelo tipo de material

Para Livros, as posições 008/18-34 são utilizadas quando no Líder/06 - Tipo de Registro - é utilizado o código a (Material Textual) ou t (Manuscrito) e no Líder/07 - Nível Bibliográfico - utilizar o código a (Artigo), c (Coleção), d (Subunidade) ou m (Monografia) e correspondem aos utilizados no campo 006/01-17 quando no campo 006/00 (Forma do material) quando o código a (Material textual) ou t (Manuscrito). Os códigos alfabéticos são colocados em caixa baixa.

Para Arquivos de Computadores, as posições 008/18-34 são utilizadas quando no Lider/06 - Tipo de registro - é utilizado o código m (Arquivo de Computador) e correspondem aos utilizados no campo 006/01-17 quando no campo 006/00 - Forma do material - utilizamos o código m - Arquivo de computador/Recurso eletrônico. Os códigos alfabéticos são colocado em caixa baixa.

18-21 Ilustrações (006/01-04)

De um a quatro caracteres alfabéticos podem ser utilizados para indicar a presença de ilustrações no documento. Estas informações, geralmente, são retiradas do campo 300 - Descrição física.
Os códigos são registrados em ordem alfabética, justificados à esquerda, e se forem utilizados menos de quatro, as posições não usadas ficam em branco.

# - Sem ilustrações

     a - Com ilustrações
     b - Mapas
     c - Retratos
     d - Gráficos
     e - Plantas
     f - Lâminas
     g - Música
     h - Fac-símiles
     i - Escudo ou brasões
     j - Tabela genealógica
     k - Fórmulas
     l - Amostras
     m - Gravações
     o - Fotografias
     p - Iluminuras
     | - Não codificado

    22 Público alvo (006/05)
    Um código alfabético indica faixa etária e público a que se destina o documento. Quando o conteúdo for considerado apropriado para mais de um público alvo o código é registrado considerando-se o público alvo principal. Se no campo 521 - Nota de público alvo - estiver registrado o público a que se destina e faixa etária, o campo 008/22 será codificado tendo como base a informação de faixa etária.

    # - Desconhecido ou não especificado

       e – Adulto (publicações em geral)
       g – Geral

    Material de interesse geral, sem estar direcionado a nenhum público alvo específico, como livros de ficção. (literatura)

    23 Forma do documento (006/06)
    Um código que especifica a forma do material, ou seja, se é microficha, impressão ampliada, etc.

       # - Nenhum dos códigos seguintes
       d - Impressão ampliada
       f – Braile
       o – Online

    O recurso é acessado através de uma rede. Se não houver necessidade de distinção entre os tipos de recursos eletrônicos, o código s pode ser utilizado de forma genérica.

       q - Dispositivo eletrônico direto

    O recurso está armazenado em um suporte de gravação com plug de acesso direto, por exemplo, disco, fita, mp3 player, flashdrive (cartão de memória), pen drive, etc. Se não houver necessidade de distinção entre os tipos de recursos eletrônicos, o código s pode ser utilizado de forma genérica.

       **r - Reprodução em impressão regular

    Impressão a olho-nú.**

       s – Eletrônica (ano 2009)

    Indica que o documento necessita de um computador para ser acessado e pode estar presente em um suporte direto ou remoto, em alguns casos exigindo o uso de dispositivos periféricos conectados ao computador, como leitor de CD-ROM. Não pode ser utilizado para documentos que não exige o uso de computador, como CD de música e vídeo-disco.Este código pode ser usado de forma genérica para qualquer tipo de recurso eletrônico. Códigos o e q devem ser utilizados se houver necessidade de identificar separadamente os recursos online e dispositivos eletrônicos diretos.

    23 Recurso Eletrônico – Forma do documento (006/06) (ano 2010)
    Um código alfabético que especifica a forma do material para o documento.

       o – Online

    O recurso é acessado através de uma rede.

       q - Dispositivo eletrônico direto

    O recurso está armazenado em um suporte de gravação com plug de acesso direto, por exemplo, disco, fita, mp3 player, flashdrive (cartão de memória), pen drive, etc.

    24-27 Livros - Natureza do conteúdo (006/07-10)
    De um a quatro códigos indicam se uma parte significativa do documento é ou contém certos tipos de materiais. As informações são extraídas de outros campos do registro bibliográfico como os campos 245 (Título principal), 5XX (Notas) ou 6XX (Assuntos).

    Uso e aplicação dos códigos:
    - 4 códigos, registrar em ordem alfabética,
    - menos de 4 códigos, justificar à esquerda e deixar as posições não utilizadas em branco,
    - mais de 4 códigos, utilizar os 4 mais significativos,
    - se nenhum código for utilizado, deixar as posições em branco, (#).

    # - Não especificada

       m - Teses e dissertações

    Tese, dissertação, ou trabalho produzido para obtenção de grau acadêmico.

       n - Revisão de literatura

    Apresenta um levantamento do que já foi publicado sobre um determinado assunto. Pode estar acompanhado por uma lista de referências no corpo do documento ou como uma bibliografia. Não utilizar o código n quando o código b for utilizado.

    26 Recurso Eletrônico - Tipo do arquivo de computador (006/09)
    Um código alfabético indica o tipo do recurso eletrônico que está sendo descrito.

       d - Documento

    Indica que o recurso é textual, contendo principalmente palavras ou frases convertida em um formato codificado que pode ser processado, classificado e manipulado por máquina e depois recuperado em vários formatos opcionais. Inclui material textual com objetivo de constituir um documento textual, quando representado como ASCII ou imagem. Documentos cujo objetivo principal é textual, ainda que com software de busca, são codificados utilizando este código.
    008/26 d
    516 ## $aTexto (Relatório de leis e resenhas)

       m - Combinação

    Indica que o documento é uma combinação de dois ou mais tipos de arquivos descritos anteriormente.
    008/26 m
    516 ## $a Programas de computador e arquivos de texto.

       u - Desconhecido

    008/26 u

       z - Outros

    008/26 z
    516 $a Lista de correspondência

       | - Não codificado

    27 – Recurso Eletrônico - Indefinido (006/10)
    Contém branco (#) ou caractere cheio (|)

    28 Publicação governamental (06/11)
    Com um código alfabético indica se o documento é ou não publicado ou produzido por ou para uma agência governamental internacional, nacional, estadual, municipal ou por qualquer unidade a elas subordinadas. O código também descreve o nível de jurisdição da agência governamental associado ao documento.

    Orientação para certos tipos de publicações:

    Países socialistas – os itens publicados nos países socialistas, como publicações oficiais, devem ser codificados seguindo o mesmo critério adotado para as entidades governamentais em países não socialistas.

    Dois níveis – Se um item é publicado ou produzido juntamente por agências governamentais de dois níveis diferentes, registrar o código para a agência governamental de nível mais alto.

    Publicações acadêmicas - Nos Estados Unidos, documentos publicados por instituições acadêmicas controlados ou criados pelo governo são considerados publicações governamentais.

    Editoras Universitárias – Os documentos publicados por editoras universitárias criadas ou controladas pelo governo são consideradas, nos Estados Unidos, publicações governamentais.

       # - Publicação não oficial

    Documento é uma publicação governamental.

       z – Outro

    Nenhum dos códigos anteriores se aplica.

       | - Não codificado

     

    29 Publicação de Conferência (006/12)
    Um código informa se a publicação contém anais, relatórios, ou resumos de uma conferência.

    Tipos de documentos considerados publicação de conferência:

    - anais, incluindo coleção total ou parcial das comunicações apresentadas na conferência ou encontro, assim como contribuições, ensaios, etc. baseados nessas comunicações;
    - coleção parcial, isto é, documento que contém duas ou mais comunicações apresentadas na conferência ou encontro;
    - coleção da versão preliminar das comunicações da conferência ou encontro.
    Tipos de publicações não consideradas como publicação de conferência:
    - trabalhos compostos ou baseados em um único artigo;
    - simpósios não impressos;
    - audiências de entidades legislativas;
    - cursos (exceto se entrar pelo nome de uma conferência).

    0 - Não é publicação de conferência
    1 - É uma publicação de conferência
    | - Não codificado

    30 Obra comemorativa/Festschrift (006/13)

    Um código informa se o documento é ou não uma obra comemorativa.

    Tipos que indicam uma coletânea de homenagens: "contribuições em honra de", "em memória de", "comemorando" e equivalentes em outros idiomas.

    0 - Não é uma obra comemorativa
    1 - É uma coletânea de homenagem
    | - Não codificado

    31 Índice (006/14)
    Um código informa se a publicação inclui ou não índice para seu próprio conteúdo. A informação é derivada da indicação de índice em alguma outra parte do registro bibliográfico, por exemplo, no título ou em nota.

    0 - Sem índice
    1 - Inclui índice
    | - Não codificado

    32 Indefinido (006/15)
    Contém branco (#) ou caractere cheio (|)

    33 Forma literária (006/16)
    Um código que indica a forma literária de um documento. Os códigos numéricos 0 e 1 são utilizados para indicar, de forma genérica, se o documento é ou não uma obra de ficção. Códigos alfabéticos podem ser utilizados para identificar formas literárias específicas.

    0 - Não é uma obra de ficção (sem especificação)
    Indica que o item não é uma obra de ficção.

       u - Desconhecida

       | - Não codificado


       

    34 Biografia (006/17)
    Um código alfabético que indica se o documento contém material biográfico, e, em caso positivo, as características da biografia.

       # - Não contém dados biográficos
       a - Autobiografia
       b - Biografia individual
       c - Biografia coletiva
       d - Contém informações biográficas
       | - Não codificado 

    35-37 Idioma do texto do documento
    Contém um código com três caracteres alfabéticos que indicam o idioma da publicação. A fonte do código é “MARC Code List for Languages” . A escolha do código é baseada no idioma predominante da publicação. Quando estas posições não são utilizadas, inclui-se três caracteres cheios (|||).

    Para material textual, como livros e recursos contínuos, o código do idioma é baseado no texto do documento, isto é, a parte principal da obra, excluindo o prefácio, a introdução, apresentação, apêndices, etc.

    Para arquivo de computador , considera-se o idioma associado ao arquivo e/ou interface do usuário. O material que acompanha em um idioma diferente do arquivo principal ou da interface do usuário é codificado no campo 041).

    Para material misto, considera-se idioma predominante no documento ou nos materiais em uma coleção.

    Quando somente um idioma está associado ao documento, registra-se este código apenas nesta posição, não utilizando-se o campo 041.

    Se mais de um idioma é aplicável, registra-se o código para o idioma predominante nesta posição e no campo 041 - Código do Idioma o idioma predominante e inclui-se os outros idiomas. O código registrado no 008/35-37 é sempre igual ao primeiro código registrado no campo 041 subcampo $a.

    ### Informação não fornecida

    zxx Sem material lingüístico
    Indica que o documento não apresenta conteúdo cantado, falado ou texto impresso. Exemplos: música instrumental ou eletrônica; gravação de som sem texto falado; material visual sem narração, títulos impressos, subtítulos, cabeçalhos, etc.; arquivos de computador que consistem apenas de linguagem de máquinas, por exemplo, COBOL, ou códigos de caracteres ASCII usados em programas fonte.

    mul Idiomas múltiplos
    Documento multilingue sem idioma predominante e a instituição catalogadora não determina um idioma específico em 008/35-37

    sgn Linguagem de sinais
    Indica que o meio principal de comunicação é uma linguagem de sinal, por exemplo, um livro contendo ilustrações com sistemas de sinais particulares das mãos para cada letra ou uma gravação de vídeo. O nome do sistema de linguagem principal é informado no campo 546 -Nota de idioma, por exemplo, American Sign Language. O código para os idiomas secundários e relacionados são indicados no campo 041 - Código de idioma

    und Indeterminado
    Indica que o idioma não pode ser determinado.

    38 Registro modificado

    Contém um caractere alfabético que indica se o dado no registro bibliográfico é uma modificação da informação que aparece no documento que está sendo processado. Tais modificações incluem fórmulas matemáticas, químicas, físicas, símbolos especiais, títulos transliterados.

    Quando mais de um código se aplica ao registro bibliográfico, utiliza-se a seguinte tabela em ordem de prioridade.

       # - Não modificado - registro não precisou de nenhuma modificação para ser transcrito em um formato legível para computador.
       s - Abreviado
       d - Informação omitida
       x - Faltam caracteres
       r - Totalmente romanizado/fichas impressas em escrita original
       o - Totalmente romanizado/fichas impressas romanizadas
       | - Não codificado

       

    39 Fonte de catalogação

    Contém um código que indica a fonte de catalogação original do registro. Se a fonte é conhecida, identificamos no subcampo $a do campo 040 (Fonte da Catalogação). Os códigos são registrados em caixa baixa.

       # - Agência bibliográfica nacional

    Indica que é uma agencia bibliográfica nacional a criadora dos dados originais da catalogação, por exemplo, U. S. Library of Congress, National Library of Canada, BN, etc.

       c - Programa de Catalogação Cooperativa

    Indica que o criador da catalogação outro que não agência nacional participa de um programa de catalogação cooperativa.

       d – Outra

    Indica que a fonte da catalogação não é agência bibliográfica nacional nem participante de programa de catalogação cooperativa.

       u – Desconhecida

    O criador da catalogação é desconhecido, é utilizado quando se transcreve dados de catalogação manual realizada por fonte desconhecida. Neste caso, no campo 040, o subcampo $a não é informado e no subcampo $c informamos o código MARC da organização que transcreveu o registro.

       | - Não codificado