ESPM   Sistema de Bibliotecas
Orientações para o processamento das informações
 Unidades
São Paulo
Porto Alegre
Rio de Janeiro
Contatos
 
 Catalogação - Marc21

 Manuais Virtua

 

 

 

 
  Glossário

  CD - (abreviação de Compact Disc, "disco compacto" em inglês) é um dos mais populares meios de armazenamento de dados digitais, principalmente de música comercializada e softwares de computador, caso em que o CD recebe o nome de CD-ROM. A tecnologia utilizada nos CD é semelhante à dos DVD.

Foi inventado em 1979, e comercializado a partir de 1982. A partir do final da década de 1980 e início da década de 1990, a invenção dos Compact Discs prometeu maior capacidade, durabilidade e clareza sonora, sem chiados, fazendo os discos de vinil serem considerados obsoletos. Com a banalização dos discos compactos, a consecutiva banalização de gravadores de CD permitiu a qualquer utilizador de PC gravar os seus próprios CDs, tornando este meio um sério substituto a outros dispositivos de backup.

  CD-ROM - é um tipo de recurso eletrônico. Recursos eletrônicos consistem de dados (informações que representam números, textos, gráficos, imagens em movimento, mapas, música, sons etc.), programas (instruções etc., que processam os dados para uso), ou combinações de dados e programas.

 Filme cinematográfico - a película cinematográfica ou filme cinematográfico é uma película fotográfica acompanhada ou não de som, contendo uma sequência de imagens que criam a ilusão de movimento quando projetadas em sucessão rápida. (AACR2)

Há diversos formatos de película, em geral definidos pela sua bitola (largura). Os formatos mais conhecidos para cinema são 35 mm, 16 mm e Super-8. E há diferentes películas para filmes em preto-e-branco e em cores.

 Gravação de vídeo - é o registro de imagens visuais, geralmente em movimento e acompanhado de som, apresentado através de um equipamento de televisão.

 DVD - é a abreviação de Digital Video Disc ou Digital Versatile Disc, em português, Disco Digital de Vídeo ou Disco Digital Versátil. Contém informações digitais, tendo uma maior capacidade de armazenamento que o CD, devido a uma tecnologia óptica superior, além de padrões melhorados de compressão de dados. O DVD foi criado no ano de 1995. Mídia de armazenamento de música e vídeo.

 DVD-ROM - DVD e DVD-ROM possuem a mesma função e a mesma capacidade. Na prática, a diferença da mídia é o desempenho: discos DVD-ROM são lidos mais rapidamente do que discos DVD. O DVD-ROM permitir gravar mais tempo de video, como 240 minutos e o DVD com 120 minutos. Além disso o DVD-ROM suporta gravação aleatória, o que significa que é possível adicionar e remover arquivos sem a necessidade de apagar todo o disco para recomeçar.

 Publicação seriada - é um recurso contínuo que, utilizando qualquer tipo de suporte, é editado em partes sucessivas, usualmente com designações numéricas e/ou cronológicas, e destinado a ser continuado indefinidamente. Neste grupo estão incluídos os periódicos, publicações correntes, como diários, jornais, revistas, diários eletrônicos, relatórios anuais, diretórios contínuos e séries monográficas.

 Recursos contínuos - são recursos bibliográficos editados sem tempo marcado ou predeterminado para a sua conclusão. Incluem publicações seriadas (serials) e recursos integrados em andamento (p.ex.: atualizados por folhas soltas ou sites da Web).